Social Icons

quarta-feira, 18 de abril de 2012

O Que é Torrent?

O texto a seguir tem o objetivo de auxiliar quem não conhece esse sistema.

O que é Torrent?
A lógica do torrent é a seguinte: a primeira pessoa a disponibilizar um download é conhecida como o primeiro seed (ou semente, que, neste caso, pode ser interpretado como aquele que semeia). Uma segunda pessoa baixa este conteúdo e também passa a disponibilizá-lo, tornando-se um seed também. Ou seja, quanto mais seeds houver de um mesmo arquivo, mais rápidos e eficientes são os downloads, pois mais pessoas disponibilizam o arquivo.

Torrent é a extensão de arquivos utilizados por um protocolo de transferência do tipo P2P (Peer to Peer). Em um processo semelhante ao do eMule, por exemplo, os arquivos transferidos são divididos em partes e cada pessoa que tem tal arquivo ajuda a fazer o upload a outros usuários.

Para compartilhar estes arquivos, é necessário usar um programa específico (uTorrent), conhecido como cliente. Ele obtém as informações contidas nos arquivos e se encarrega de toda a comunicação entre os usuários.

COMPARTILHANDO OS ARQUIVOS
É muito importante no sistema Torrent que as pessoas colaborem umas com as outras. De que forma isso pode ser feito? Compartilhando os jogos já baixados. Uma vez que o download terminou, é importante que aquele arquivo continue sendo enviado para outros usuários para que seja formada uma significativa "rede" de pessoas com o mesmo arquivo.

MÁXIMO DE VELOCIDADE EM DOWNLOAD
Tenha o máximo de velocidade em downloads de torrents com TRACKERS NÃO PRIVADOS. Isto já ficou comprovado, funciona mesmo.

Se você deixa o upload ilimitado, perde em download. Mas precisa liberar upload para conseguir peers.

Configure o seu software torrent da seguinte forma: Isso implica em não utilizar a otimização de velocidades do software.

Ex.: Liberados pelo provedor 400 kbps de banda upload, a velocidade máxima de up ficará entre 40/60 kBps.

Pegue estes 400 kbps de upload e divida por 21 = 19 kBps este será o limite tráfego upload, sem que interfira na velocidade de down. Podendo até ficar 2 acima ou abaixo.

kbps up liberados pelo provedor / 21 = limite de tráfego de upload a ser fixado

Se aumentar ou diminuir esse percentual, haverá perdas. A configuração para down deve ficar como ilimitado.

Lembre-se que a velocidade de download para torrent está relacionada a muitos outros fatores.

Se precisar manter ratio, após o down libere o up.

IMPORTANTE:
Às vezes as informações de velocidades fornecidas pelo seu provedor não são as reais.

Para ter certeza dos valores entre nas configurações do MODEM, tipo "Device info" e certifique-se.

Valem as informações que estão registradas no modem.

Se tiver dificuldades em saber a largura de sua banda de upload, faça o seguinte:

Configure provisoriamente o seu software torrent para UP ILIMITADO e coloque para fazer no mínimo uns três downloads simultâneos, a considerar os seeds e peers.

Espere algum tempo até que atinja um percentual de troca. Pegue papel e caneta, controle a velocidade TOTAL DE UPs por algum tempo, anote apenas os maiores picos.

Depois calcule a média desses picos, dividindo o total encontrado por 2,1 ou aplicando 48%, como queira, o que interessa é o resultado.

Essas regras se adequam para trakers públicos e a qualquer software torrent usando uma conexão padrão, seja: dial-up, xDSL, cabo, wireless, etc.

RAZÕES QUE JUSTIFICAM: USANDO O UP NO MÁXIMO PERDE EM VELOCIDADE.
Ou melhor: Quando você deixa tudo ilimitado, o software, pode limitar as transferências aos valores do "up" que são mais baixos.

E até interpretar que você está dando prioridade ao "up" e não ao "down".
Espero ter ajudado, por favor, SEMEIEM (deixem no programa enviando(upload)) seus jogos depois que terminar de baixar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Blogger Templates